Campos do Jordão: vai começar a temporada de inverno na Suíça Brasileira

Campos do Jordão é o mais alto município brasileiro, com 1.628 metros de altitude acima do nível do mar. Há muitos anos a cidade tem sido um dos destinos preferidos dos brasileiros para as férias de inverno, por conta de seu clima temperado e ensolarado durante o dia e friozinho à noite e na madrugada, quando os termômetros podem alcançar temperaturas abaixo de zero grau.

Em 29 de abril de 2024, Campos do Jordão celebrou seus 150 anos e os visitantes poderão desfrutar inúmeras atividades ao longo de todo o ano, que vão além do tradicional e mais conceituado festival de música clássica do país, com início programado para o dia 29 de junho. Durante o inverno, a capital da Serra da Mantiqueira contará com inúmeras as possibilidades de lazer e divertimento, com opções para todos os perfis de visitantes, sejam as famílias, os casais, o público 60+ e, também, aqueles que gostam de viajar com seus animais de estimação.

Serão dezenas de atividades ao ar livre, como os passeios a cavalo; as caminhadas nas trilhas dos diversos parques públicos e privados da cidade. Para quem prefere somente descansar e respirar ar puro e estar em contato com a natureza, Campos do Jordão conta centenas de locais para hospedagem, entre hotéis e pousadas, de distintas categorias e estilos.

A cidade oferece uma ciclovia que margeia a avenida principal e um icônico passeio de 40 minutos de bondinho, que sai do mais famoso bairro turístico, o Capivari, com destino ao portal da cidade. A gastronomia é outro destaque de Campos do Jordão, com opções variadas que incluem carnes, aves, massas e culinária vegana. As trutas, os diversos tipos de fondues e os pinhões (as sementes da araucária), são sempre os destaques dos restaurantes durante a temporada de inverno, além dos tradicionais chocolates caseiros e as cervejas artesanais.

Distante 173 km de São Paulo, 350 km do Rio de Janeiro e 500 km de Belo Horizonte, a principal via de acesso para chegar a Campos do Jordão é a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.

Com a retomada dos voos de passageiros partindo do aeroporto Tom Jobim (Galeão) no Rio de Janeiro para o aeroporto de São José do Campos, que fica cerca de 80 quilômetros de Campos do Jordão, visitantes de diversas cidades do Brasil e também do exterior, passaram a ter o acesso facilitado ao tradicional roteiro de inverno da Serra da Mantiqueira. Em 2023, o fluxo de turistas na cidade registrou crescimento de 11,5% em comparação a 2019, ano anterior à pandemia da COVID-19 e recebeu cerca de 5,5 milhões de pessoas que subiram a Serra para visitar a Suíça Brasileira.

HISTÓRIA

Em 29 de abril de 1874, Mateus da Costa Pinto adquiriu alguns lotes à beira do Rio Imbiri e a data passou a ser considerada a fundação do município. A partir da década de 1950, tornou-se um dos principais destinos de inverno do Brasil e um dos quinze municípios considerados estâncias climáticas pelo governo paulista. Uma curiosidade é o fato de seu clima ter sido considerado o melhor do mundo no Congresso de Climatologia de Paris, em 1957.

Com a inauguração do Palácio Boa Vista, residência para uso dos governadores de São Paulo durante as férias, em 1964, e a criação do Festival de Inverno de Música, em 1970, a cidade intensificou sua tradição hospitaleira, que segue em destaque até os dias de hoje.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *