Preservação da bioversidade

Os universitários do 1º e 2º semestre do curso de Ciências Biológicas e participantes do projeto extracurricular “Exploradores da Natureza”, da Universidade de Taubaté (UNITAU), em conjunto com os alunos do Ensino Médio da E.E. Prof. Cesídio Ambrogi, localizada em Taubaté, estão vivenciando práticas e desenvolvimento para pesquisas científicas. O docente do curso de Biologia e responsável pelo projeto, Prof. Dr. Julio Cesar Voltolini, explica que a atividade tem o objetivo de introduzir a iniciação científica em escolas e colocar os graduandos em exercícios práticos.

A iniciativa avalia se áreas que possuem plantio de árvores no meio urbano, ajudam a minimizar os efeitos das altas temperaturas nas cidades. A atividade vai ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 13 que faz referência ao combate às mudanças climáticas. “A atividade acontece ao lado do Parque do Sedes, em uma avenida onde tem um riacho, o qual é chamado de Riacho do Convento Velho. No século 19, ele passava pelo centro de Taubaté inteiro, atravessando a área do Mercado Municipal da cidade. Naquele espaço, nós descobrimos que existe uma espécie exótica invasora de um bambu asiático, o qual estamos analisando”, explica o professor.

Ao verificar o local, os estudantes observaram que, possivelmente, essa espécie esteja impedindo a regeneração natural do bosque ao redor do riacho. Em um outro momento da análise, foi avaliada a distribuição espacial, ou seja, o número de plantas que estavam próximas e que estavam distantes, com o objetivo de compreender se o bambu possui alguma toxina. Outro ponto levantado na atividade é a importância da preservação da biodiversidade, que é o conjunto de espécies que habitam no nosso planeta. Os seres vivos dependem da interação benéfica proporcionada pela diversidade biológica, visto que um ambiente diversificado e sustentável garante uma vida agradável para todos.

O projeto também será apresentado no Congresso Internacional de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted), como incentivo para a continuidade de produções científicas nos estudos dos alunos. Os resultados da pesquisa já foram separados e organizados pelos estudantes do curso de Biologia, os quais estão auxiliando o professor durante a atividade. Os dados ainda serão apresentados aos alunos do Ensino Médio, para que eles possam dar sequência no projeto.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *