Com a chegada do inverno, as temperaturas começam a cair e, com isso, alguns hábitos domésticos de consumo de energia tendem a alterar. A principal mudança, que pode impactar na fatura, é o uso mais intenso do chuveiro elétrico. A EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, reforça algumas dicas para que a utilização do equipamento, conhecido por ser um vilão de energia nas casas, não represente um aumento significante na conta de luz.
O chuveiro elétrico pode representar de 25% a 35% do consumo total de uma residência. Por exemplo, em uma família de quatro pessoas, em que cada uma leva 7 a 8 minutos no banho, podemos obter uma média diária de cerca de 30 minutos de uso do chuveiro. Considerando o consumo do equipamento de 5,5 kWh por dia, o consumo de energia só para o equipamento será de cerca de 82 kWh no mês, o que representaria o acréscimo médio na conta de energia de cerca de R$ 60,00 (sem considerar impostos). O equipamento gasta muita energia porque precisa aquecer a água.
Para isso, ele usa uma resistência elétrica, que transforma a energia elétrica em calor. O calor produzido pela resistência é, então, transferido para a água. Como nos dias mais gelados as pessoas costumam aumentar o tempo no banho e usar o chuveiro no modo inverno. Uma opção para buscar a economia é preferir horários do dia que a temperatura esteja mais amena e seja possível manter a regulagem do chuveiro na posição “verão”, que consome cerca de 30% menos energia, além disso, abrir menos o registro tendo uma menor caída de água e controlar o tempo do banho.
Essa estratégia representa uma dupla economia, tanto da energia quanto de água. Os cuidados devem se estender a outros equipamentos que usam resistência elétrica, como secadores e aquecedores, por exemplo. “É necessário conscientizar todos da família sobre a importância da economia de energia por meio de hábitos simples, como reduzir o jato do chuveiro, o optar por um equipamento de menor potência que consegue aquecer o sufi ciente. Além disso, podem ser adotadas outras medidas como desligar luzes desnecessárias, não deixar aparelhos na tomada e utilizar a energia de forma consciente no dia a dia”, orienta o gestor da EDP, Roberto Miranda.
As orientações para garantir o uso racional da energia podem começar antes da escolha do chuveiro. Isso porque a potência do equipamento está diretamente relacionada ao investimento nas instalações elétricas da residência, uma vez que, quanto maior a potência do chuveiro, mais elevado será o consumo de energia e, consequentemente, maior deverá ser a capacidade dos fi os e do disjuntor do circuito. O gestor da EDP orienta ainda que se na hora do banho o consumidor identifi car algum cheiro de queimado, isso pode indicar aquecimento em uma conexão mal feita. “Desligue o chuveiro imediatamente e chame um eletricista para promover os reparos necessários”, alerta.
CONFIRA MAIS DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA
- Aproveite a luz natural: abra as cortinas e persianas durante o dia para permitir a entrada de luz solar e calor. Isso ajudará a iluminar e aquecer o ambiente sem a necessidade de usar energia elétrica. . Uso eficiente da iluminação: substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que são mais eficientes e consomem menos energia. Além disso, lembre-se de apagar as luzes sempre que sair de um cômodo e aproveite a luz natural o máximo possível.
- Controle o uso da água quente: reduza o tempo de banho e ajuste a temperatura do chuveiro elétrico. Com um inverno menos frio, uma opção é manter a chave do chuveiro na posição “verão”, diminuir a vazão da água e tomar banhos no período diurno, além de controlar o tempo – entre cinco e oito minutos, no máximo.
- Saiu do banho e precisa usar o secador? Busque enxugar bem o cabelo com uma toalha antes de usar o aparelho. Quanto menos tempo de utilização, melhor.
- Lavar roupas e louças: use a máquina de lavar roupas e louças com cargas cheias para otimizar o uso de água e energia. Evite ainda o uso de secadoras.
- Na hora de passar as roupas: faça o serviço de uma só vez e separe os itens de acordo com o tipo de tecido. Peças mais delicadas podem ser passadas logo no início, quando a temperatura está em elevação, ou no final, com o ferro já desligado, aproveitando o calor residual.
- Desligue aparelhos em standby: muitos aparelhos eletrônicos consomem energia mesmo quando estão em modo de espera (standby). Desligue completamente esses dispositivos quando não estiverem em uso para evitar o consumo desnecessário de energia.
- Aparelhos eficientes: Opte por eletrodomésticos com classificação de eficiência energética mais alta, como os com selo Procel. Eles consomem menos energia em comparação com modelos menos efi cientes.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.