L’Étape Brasil volta para nova edição em Cunha

Por mais um ano, a cidade de Cunha foi escolhida para sediar uma etapa do L’Étape Brasil by Tour de France, um dos maiores eventos de ciclismo amador da América Latina. O município paulista já sediou a competição por três anos consecutivos, entre 2015 e 2017, e voltou a receber em 2023. A nova edição do L’Étape Brasil será realizada de 5 a 7 de abril, abrindo a edição de 2024 no Brasil, que depois terá ainda as etapas Rio (de 28 a 30 de junho) e Campos do Jordão (27 a 29 de setembro). A prova terá o percurso curto, de 59 km, e o percurso longo, de 110 km.

O L’Étape Brasil promove provas de ciclismo amador com o objetivo de apresentar aos participantes uma experiência parecida com a que ocorre com o Tour de France, a maior competição de ciclismo do mundo. A cidade de Cunha já se ambientou com o campeonato, que realiza uma grande projeção ao município e vice- versa. A atividade acaba trazendo retorno financeiro para a cidade não só nos dias do evento, mas ao longo de todo o ano.

Marcada como a primeira cidade a viver a experiência do Tour de France, as edições recorrentes do L’Étape Brasil estão tornando Cunha um polo do ciclismo. O público durante cada edição tem aumentado e os atletas se sentem incentivados e mais motivados para encarar as subidas e descidas montanhosas. A cidade já é conhecida internacionalmente por causa da cerâmica. Inclusive, ela tem o apelido de Capital da Cerâmica. E agora com a frequência de eventos como o L’Étape Brasil, Cunha também vai adquirindo reconhecimento pelo cicloturismo.

ATRAÇÕES DE CUNHA

Pode-se dizer que Cunha é uma cidade privilegiada. Localizada a pouco mais de 220 km da capital paulista, o município se destaca por também estar na divisa com o Rio de Janeiro. Através do local, os turistas conseguem acessar Paraty, por exemplo, que está a cerca de 45 km. Conhecida como “mar de morros”, Cunha tem vários destinos turísticos para os amantes de paisagens naturais e passeios ecológicos. A região é uma das 12 estâncias climáticas de São Paulo, que são locais com climas amenos (temperatura média das máximas no verão, até 25º C, por exemplo) e ideais para passeios.

Ainda no quesito de riquezas naturais, Cunha tem o Pico da Pedra da Macela, as Cachoeiras, Parque Florestal (remanescente da mata atlântica) e trilhas como a Caminho do Ouro, da Estrada Real. O município conta ainda com festas religiosas, como a Festa do Divino, e diversas atrações culturais como o Festival de Verão, Festa do Pinhão (Cunha é a maior produtora de pinhão do Estado de São Paulo SP).


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *