O Dia dos Namorados deve aquecer o coração dos apaixonados e o comércio da RMVale. De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região), a expectativa é que as vendas cresçam 4% este ano, durante o mês de junho, com relação ao mesmo período do ano passado.
O índice reflete o ótimo desempenho do setor nos últimos meses e se as estimativas se confirmarem, o faturamento de R$ 5,1 bilhões será o maior para um mês de junho desde o início da série histórica em 2008. Vale destacar que esse crescimento se dará sobre uma base forte de comparação, já que em junho de 2023, as vendas do varejo na região exibiram alta de 5,8% em relação a 2022.
Aumento deverá atingir áreas como lojas de vestuários, eletrônicos e supermercados da região.
“Esses 4%, que pode parecer tímido, deve ser encarado como um excelente resultado já que diante de uma forte base de comparação, é natural e esperado que as taxas de crescimento sejam menores em relação ao ano passado”, explica Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice -presidente da FecomercioSP.
O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas mais importantes do ano e algumas atividades podem se beneficiar diretamente como lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e departamentos; lojas de vestuário, tecidos e calçados; e supermercados, sendo que todas elas devem apresentar alta nas vendas durante esse mês. Mas vale destacar ainda os setores de perfumarias, joias, chocolates, flores e restaurantes.
O Sincovat tem destacado em suas análises que a combinação de um mercado de trabalho aquecido, desaceleração inflacionária, ciclo de cortes da taxa Selic aliado a características específicas da região do Vale como localização geográfica e vocação turísticas fez com que o varejo apresentasse sucessivas taxas de crescimento e batesse recorde de vendas como ocorreu em 2022 e 2023.
“É difícil uma pessoa deixar o namorado ou a namorada sem presentes. Há todo um contexto e um apelo comercial da data que ajuda a movimentar o comércio e o setor de serviços. Essa queda na temperatura também deve colaborar, uma vez que o tíquete médio das roupas de inverno é maior”, comenta Dan Guinsburg. O IBGE divulgou os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice de inflação oficial. Com base nas informações da pesquisa referentes à Região Metropolitana de SP no mês de abril, mas que podem ser replicados para o Vale do Paraíba, o Sincovat fez um levantamento para saber quais dos itens preferidos na hora de presentear ficaram mais baratos ou mais caros em relação ao Dia dos Namorados do ano passado.
A boa notícia para os casais é que a inflação está mais comportada, principalmente em relação aos itens preferidos na hora de presentear, que integram o grupo vestuário tais como: calça comprida masculina (-2,30%); vestido (-1,03%); blusa (-0,48%); calça comprida feminina (-0,18%), bermuda/ short masculino (-0,15%). Outros itens mais buscados subiram de preço, mas em ritmo inferior ao da inflação geral. É o caso da lingerie (0,23%), do sapato masculino (0,30%) e do sapato feminino (3,34%). Ainda dentro do grupo vestuário, apenas três dos itens selecionados registraram alta de preços acima da infl ação geral: sandália/chinelo (3,99%), camisa/camiseta masculina (4,50%) e o tênis (7,85%).
Para os casais que pretendem gastar mais, os presentes de maior valor agregado apresentaram queda nos preços ou subiram menos do que a inflação. O televisor cujo preço recuou 7,15% no acumulado dos últimos 12 meses até abril, o computador pessoal com queda de 9,39% e a joia com alta de apenas 0,85%. Já o relógio de pulso subiu levemente acima da inflação média geral com uma variação de 4,0%. Por outro lado, os preços do perfume subiram acima da inflação geral, com variação de 8,93%.
Para os casais que optarem por jantar fora ou fazer uma viagem/ atividade de lazer há um equilíbrio entre as opções que ficaram mais caras ou mais baratas. O preço da refeição fora de casa subiu 3,04%, abaixo da inflação geral, mas o preço do cafezinho avançou 7,91%, da cerveja, 4,59% e do sorvete, subiu 9,90%. Por fim, no caso de viagens e atividades de lazer, os preços avançaram nos seguintes percentuais: Hospedagem (+7,84%), e Cinema, teatro e concertos (5,01%). Por outro lado, os preços da passagem aérea registraram leve queda de 0,89% e do pacote turístico caíram 4,51%.
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