Os estudantes do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) estão promovendo, a 36º Semana de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes (SHD), na Praça Dom Epaminondas, no centro de Taubaté. A atividade com o compromisso de propiciar atendimento e conscientização sobre a saúde para os moradores acontece até a próxima sexta-feira (24/05/24).
A campanha é feita anualmente pelos graduandos em Medicina prestando serviços gratuitos para a população, como aferição de pressão arterial e verificação de glicemia capilar. Além desses, a análise de histórico de saúde, medicação e rotina ocorre para saber se o paciente tem riscos ou predisposição ao diabetes e à hipertensão. A SHD iniciou nos dias 26 e 27 de abril na cidade de Tremembé, que recebeu a atividade pela primeira vez, com apoio da prefeitura, e foi bem abraçada pelo público, segundo a coordenadora do projeto, Profa. Ma. Aline Lino Balista. “A atividade em Tremembé foi muito bacana, a gestão local esteve participativa e presente junto aos munícipes e os alunos [ficaram] mais contentes e seguros para assumirem a SHD em Taubaté, que conta com um número maior de atendimentos”, declarou a docente.
“A ATIVIDADE EM TREMEMBÉ FOI MUITO BACANA, A GESTÃO LOCAL ESTEVE PARTICIPATIVA E PRESENTE JUNTO AOS MUNÍCIPES E OS ALUNOS [FICARAM] MAIS CONTENTES E SEGUROS PARA ASSUMIREM A SHD EM TAUBATÉ, QUE CONTA COM UM NÚMERO MAIOR DE ATENDIMENTOS” – Profa. Ma. Aline Lino Balista
Mais do que testes de glicemia e aferição da pressão arterial, a conscientização também é feita pelo incentivo de hábitos saudáveis e o uso correto de medicamentos. Para os futuros médicos, a iniciativa vai além da prática, é também uma forma de aprender o atendimento humanizado seguro e de qualidade, preparando-os para a saúde pública.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.